Andarilhos virtuais...

26 de maio de 2008

Aurora musical


Os deuses imortais
cantam alegremente.
Pássaros exaltam os sons
dos acordes celestiais.

Diversos seres
dançam suavemente
E todo universo se envolve
com o ritmo das notas musicais.

Larissa Araújo

Antes de mergulharmos na história mitológica da música, é importante ressaltar que vários pensadores gregos, como Pitágoras, construíram teorias mais convincentes do que qualquer outro povo da Antiguidade.
No século VI a.C, o grego Pitágoras imaginava que a música e a Matemática fornecia a chave mágica que poderia abrir o cadeado secreto do mundo.
Sua teoria era que diversos planetas e até mesmo o universo cantavam. Porém, cada um com tons harmônicos diferentes.
Pitágoras criou o monocórdio (corda única) para determinar, através da matemática, as relações dos sons.
No entanto, para a mitologia, a história da música começou com a morte dos Titãs. Ou seja, após a vitória dos deuses do Olimpo sobre Saturno, Oceano, Hipérion, Iapeto, Ofíon, Têmis, Mnemósine, Eurínome e Réia foi sugerido a Zeus que criasse deuses capazes de cantar divinamente a glória dos Olímpicos.
Então, Zeus apoderou-se da bela Mnemósine, deusa da memória, e teve com ela nove filhas. Nasceram, no devido tempo, as nove musas: Calíope (musa da poesia épica), Clio (da história), Euterpe (da poesia lírica), Melpômene (da tragédia), Tersícore (da dança e do canto), Érato (da poesia erótica), Polínia (da poesia sacro), Urânia (da astronomia) e Talio (da comédia).
As nove musas alegravam os festejos do Monte Parnaso, na Fócida, e cantavam com Apolo - deus da música.
Entretanto, existem vários deuses que também fazem parte da história da música como Museo, filho de Eumolpo, a lenda diz que quando o deus tocava ele consegui curar doenças. Outro músico de destaque é o deus Orfeu, filho da musa Calíope e Apolo, além de músico era cantor e poeta. Por fim, Anfíon era um magnífico poeta e músico - filho de Zeus e de Antíope - o deus construiu os muros de Tebas e, segundo as fábulas, quando as pedras ouviam o som da lira se moviam sozinhas.

Nenhum comentário: