Andarilhos virtuais...

11 de maio de 2008

A doença de Josef Fritzl



Tela: Salvador Dali

O mito de Narciso é conhecido universalmente. De acordo com a lenda, o deus nasceu com uma beleza inigualável e, por causa de uma maldição, apaixonou-se pelo seu próprio reflexo. No entanto, diversas pessoas não vêem ou não percebem que o mito de Narciso ainda está vivo e presente em cada um de nós.
Narciso vem do grego Narkissos, que significa entorpecimento ou torpor, do qual originou a palavra narcótico (entorpecente). O termo Narciso é freqüentemente usado como pejorativo para designar vaidade ou egoísmo. Quando se refere a um grupo social, o conceito narcisismo ou narcisista aparece para se referir a comunidades elitistas, etnocentristas ou que se julgam superiores.
Porém, todos nós estamos procurando constantemente pelo nosso reflexo. Isso inclui a admiração, o reconhecimento pelo que somos e o progresso que construímos. Entretanto, quando esse auto-amor é exagerado, a compaixão pelo outro desaparece.
Narciso ficou louco e morreu. Isso porque seus olhos ficaram presos na sua imagem refletida nas águas e, ao se recusar comer, Narciso se suicidou.
Tal descoberta fez com que vários psiquiatras, psicanalistas e psicólogos utilizassem essas características patológicas de Narciso para designar outros transtornos. Surgindo, então, a Síndrome do Narcisismo Maligno ou Personalidade Perversa.
A estrutura narcisística do psicopata se encaixa perfeitamente com o comportamento do austríaco Josef Fritzl – acusado de prender a filha Elizabeth, durante 24 anos, num porão. Segundo o criminologista e psicólogo Thomas Muller, Fritzl apresenta sintomas típicos de “narcisismo maligno”.
Sem dúvidas, Fritzl foi cruel. E, através de sua eloqüente inteligência, mentiu para o mundo todo sobre o desaparecimento de Elizabeth. Sua criatividade era interminável e a gravidade da situação também. Creio que, para Fritzl, tudo está perdido, pois indivíduos que apresentam essa personalidade não sentem nenhum tipo de culpa, vergonha e arrependimento. Ao contrário, manipulam pessoas com recursos enganosos, procuram excessivamente elogios por parte dos outros e, o principal, os laços de amor entre familiares não existem nesses psicopatas.
Infelizmente, os sintomas de Narciso sempre viverão dentro de cada pessoa. Claro que esse sentimento é ruim, pois através dele que surge o preconceito e o racismo. Quando seguimos apenas nossos reflexos, assim como no mito, nos suicidamos em guerras e excluímos o outro por ser diferente.
Talvez exista alguma esperança, pois a lenda de Narciso dizia que ele era descendente das águas e esta simbologia significa fecundidade e renascimento. Quem sabe, após tal reflexão, possamos renascer para o progresso de um mundo melhor e termos a sabedoria de identificar no outro a importância do seu valor como ser humano.

Nenhum comentário: