Andarilhos virtuais...

13 de julho de 2008

Irmãos siameses: Astros e a mitologia


Os personagens mitológicos não ocupam um lugar estático em nossa herança cultural. Pelo contrário, essas figuras possuem ferramentas poderosas para o conhecimento filosófico, cultural e até mesmo para nossas ânsias mais ocultas.
A mitologia teve tanta influência no mundo que até planetas como Mercúrio, Plutão, Vênus, Marte e dentre outros, receberam nomes de divindades gregas. Por isso que os areógrafos – estudiosos que pesquisam aspectos físicos dos planetas – usaram características externas das figuras mitológicas como inspiração.
Um exemplo é o planeta Marte. Ou seja, esse astro surpreendeu os povos primitivos devido a sua coloração avermelhada. Porém, na mitologia, Marte ou Ares (do grego Aro, matar) representa uma divindade guerreira, cujo símbolo é a união da lança e o escudo. Essa coloração avermelhada do planeta é produzida pelas enormes extensões de solo árido – desertos – que existem em sua superfície (MOURÃO, 1935).
Outra figura mitológica que inspirou os astrônomos foi à deusa Vênus ou Afrodite. Ela simboliza a beleza e o amor. De acordo com os mitos gregos, essa divindade nasceu das espumas do mar e sua representação, para as mentes primitivas, era um círculo e um traço reto. Porém, na Idade Média, o logotipo da deusa passou a ser designado por esse símbolo , que se assemelha a um espelho – instrumento típico utilizado por mulheres vaidosas.
Para os astrônomos, o planeta Vênus é o mais belo de todos os astros. Pois ele é muito luminoso e brilhante no céu, depois, é claro, do Sol e da Lua.
Em certas épocas do ano, Vênus começa a aparecer pela manhã. A partir de tal aparição, o astro é denominado pelo nome de Estrela Matutina ou Estrela D’Alva.
Ao observarmos esse planeta, notamos que Vênus se parece com uma meia-lua ou lua crescente. Segundo ao autor Ronaldo R. de Freitas Mourão, em seu livro de Ouro do Universo, “Vênus é o segundo planeta a partir do Sol, colocado entre Mercúrio e a Terra. Sua órbita é, portanto, inferior à do nosso planeta. Quando Vênus se coloca entre o Sol e a Terra, ela desponta com uma Lua em fase crescente. Mas, ao contrário, quando está do outro lado do sol, parece um pequeno disco muito iluminado ”.
Os principais obstáculos para os trabalhos astronômicos em investigar esse planeta são os excessos de nuvens em sua superfície e a grande proximidade que Vênus tem em relação ao Sol.
A pressão atmosférica desse planeta é totalmente desconhecida. No entanto, mesmo com todas essas dificuldades, os cientistas se interessam, cada vez mais, por esse fascinante planeta.

Nenhum comentário: