Andarilhos virtuais...

14 de dezembro de 2007

Beowulf

Alguns momentos da produção cinematográfica sofreram modificações em relação à história original do poema. Isso pode ser observado, por exemplo, nos diálogos e na arrogância enfatizada de Beowulf contra Hrothgar, antes de Beowulf lutar com o dragão, a relação entre a mãe de Grendel e Beowulf (na história original, a mãe de Grendel se vinga do ferimento fatal sofrido por seu filho e leva consigo um nobre dinamarquês, além da pata do monstro que ficara no palácio).
Seguindo o rastro sangrento, Beowulf parte para liquidar a mãe do monstro e, armado com sua espada Hrunting, chega à beira d´água, mergulha e nada até um aposento no fundo do mar. Ali enfrenta a mãe de Grendel, matando-a com uma velha espada que encontrou na caverna marítima. Encontra, então, a cabeça de Grendel e a leva como troféu ao rei Hrothgar. O regozijo no palácio era grande e maior se revela a acolhida a Beowulf quando ele, enfim, regressa à sua terra - onde lhe foram concedidos muitos bens e altas honrarias.
Beowulf, já idoso e monarca, tenta lutar sozinho com o furioso dragão, mas acaba morto. Antes de morrer, o herói nomeia Wiglaf seu sucessor no trono e ordena que suas cinzas sejam colocadas num santuário no alto do rochedo e junto ao mar. O corpo de Beowulf foi queimado numa grande pira funerária.


Nenhum comentário: